Laboratórios

UFC

O Laboratório de Biologia Molecular, unidade do Centro de Diagnotico de Enfermidades de Organismos Aquáticos (CEDECAM) está equipado para a realização de protocolos de genética molecular envolvendo o manuseio e amplificação de ácidos nucléicos, contendo unidades independentes para extração de DNA, extração de RNA, preparação de reações, eletroforese e recepção de amostras.
Coordenador: Rodrigo Maggioni (CEDECAM/UFC)

UFRN

Laboratório de Genética de Recursos Marinhos, situado no Centro de Biociências da UFRN, inclui um Laboratório de Citogenética de crustáceos e peixes  e um Laboratório de Biologia Molecular. Os laboratórios encontram-se equipados com fotomicroscópio de epifluorescência, fotomicroscópio digital, estufas, cubas de eletroforese horizontal e vertical, fontes para eletroforese, shakers, transiluminador UV, termocicladores, e equipamentos menores. O Laboratório de Citogenética dispõe de sala própria à manutenção de organismos aquáticos, contendo tanques retangulares de fibra (250 – 1000 l), e bateria de aquários com sistema de aeração por compressor ou bombas de ar elétricas de pequeno porte. O Centro Tecnológico de Aquicultura/EMPARN/UFRN dispõe de laboratório de reprodução e larvicultura (CTA/DOL/UFRN), bem como tanques de 0.2 hectares (CTA/SAMISA/Extremoz) para cultivo até a idade comercial.
Coordenador: Wagner Molina (LGRM/UFRN)

UFRPE

Laboratório de Genética Aplicada, do Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE,  está aparelhado para trabalhar com a extração e análise de ácidos nucleicos com foco na pesca e aquicultura. Conta ainda com o apoio do Laboratório Genoma com capacidade de realizar genotipagem e sequenciamento de DNA.
Coordenador: Raquel Coimbra (LAGA/UFRPE)

UFPR

O Laboratório de Genética Marinha e Melhoramento de Organismos Aquáticos (GECEMar) está localizado no Centro de Estudos do Mar (CEM) em Pontal do Sul, PR. O Laboratório está sendo aparelhado para a pesquisa em genética molecular aplicada à aquicultura. O GECEMar está equipado para a realização de PCR e procedimentos de extração ácidos nucleicos.
Coordenador: Rodolfo Petersen (GECEMAR/UFPR)

UFSC

O Laboratório de Imunologia Aplicada à Aquicultura conta com uma área de cerca de 120 m2, sub-dividida em diferentes setores: (1) setor de microscopia, que inclui fotomicroscópio de fluorescência, com captação de imagem, microscópio invertido e fluxo laminar para análises celulares em imunologia e imunopatologia de organismos aquáticos; (2) setor experimental propriamente dito, incluindo equipamentos como centrífuga refrigerada, leitora de microplacas e equipamentos menores (3) setor de bioquímica e biologia molecular, incluindo termociclador, cubas de eletroforese para ácidos nucléicos e proteínas; sistema de Western-blotting e eletroeluição (4) setor de aquários, para manutenção de animais marinhos e realização de bioensaios com crustáceos e moluscos, com capacidade para 20 caixas (40 L), com sistema de aeração, temperatura ambiental e luminosidade controladas.
Coordenador: Luciane Perazzolo (LIAA/UFSC)

EMBRAPA

O Laboratório de Biotecnologia Aquática, localizado na Unidade de Execução de Pesquisa de Parnaíba, integra a estrutura física da EMBRAPA Meio Norte ao norte do estado do Piauí. Instalada em uma área de 6.006,32 m2. A UEP de Parnaíba é composta por um Setor de Aquicultura, um  Centro de Manejo Animal, alé de Setor Administrativo e Biblioteca própria. O setor de Aqüicultura compreende os laboratórios de análises físicas e químicas de solo e água, sistemas de produção aqüícolas, recursos aquáticos, biossegurança e biotecnologia aquática. O Laboratório de Biotecnologia Aquática está equipado para a realização de experimentação e análise com DNA, incluindo extração, amplificação, amplificação em tempo real e sequenciamento.
Coordenador: Luiz Guilherme (CPAMN/EMBRAPA)