Subprojetos

Na sua última versão atual a RECARGENE desenvolveu cinco subprojetos, geridos independentemente pela fundação associada a cada uma das instituições membro. 

 

Subprojeto 1 UFC

Desenvolvimento de marcadores moleculares altamente polimórficos para o monitoramento e o melhoramento genético em Litopenaeus vannamei. (LVMARC)

Objetivo Geral: Desenvolver marcadores moleculares polimórficos de alta eficiência no estabelecimento e monitoramento de linhagens e que sirvam de base para a criação e implantação de um programa de seleção assistida por marcadores.

 

Subprojeto 2 UFRPE

Desenvolvimento de bioensaios de infecção e propagação do IMNV em camarão marinho Litopenaeus vannamei. (BIOVAN)

Objetivo Geral: Desenvolver um protocolo de bioensaios de infecção de IMNV no camarão marinho Litopenaeus vannamei, avaliar a replicação e infectividade do IMNV em células de A. albopictus (C6/36 e SF9), analisar a expressão de genes relacionados ao sistema imune após os desafios virais e determinar a rota de transmissão vertical deste vírus.

 

Subprojeto 3 UFSC

Título
Indução de defesa antiviral em Litopenaeus vannamei contra WSSV e IMNV, via RNA de interferência (RNAi) e identificação de genes de resistência. (RNAI)

Objetivo Geral: Ativar a imunidade antiviral em camarões contra os vírus da mancha branca (WSSV) ou da mionecrose infecciosa (IMNV) visando controlar essas infecções virais para obter camarões livres de vírus e identificar genes imunológicos candidatos associados à resistência a estas viroses.

 

Subprojeto 4 UFPR

Estudo da diversidade genética (SNPs) do gene Hsp70 como imunomarcador em programas de melhoramento de Litopenaeus vannamei. (SNP70)

Objetivo Geral: Analisar os polimorfismos simples (SNPs) do gene Hsp70 em três populações comerciais de Litopenaeus vannamei, assim como a resistência diferencial das populações á exposição aos vírus de importância sanitária da carcinicultura brasileira.

 

Subprojeto 5 UFRN

Processo biotecnológico de produção de estoques poliplóides do camarão-branco Litopenaeus vannamei e análise de performance em condições de cultivo. (PLOIGEN)

Objetivo Geral: Padronização do processo biotecnológico de indução poliplóide em L. vannamei, associada à análise de performance em condições comerciais de cultivo. Caracterização cromossômica através de bandamento C, Ag-RONs, fluorocromos base-específicos CMA/DAPI, tratamento com enzimas de restrição e mapeamento de sequências ribossomais através de Double-FISH com sondas ribossomais 18S e 5S rDNA, visando obter marcadores cromossômicos e citológicos de aferição do incremento da ploidia com vistas a dar suporte tecnológico a utilização deste processo biotecnológico pelo setor produtivo.